Os resultados do estudo Bareme Cinema da Marktest mostram como, nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, os pólos de atracção do cinema são diferentes.
Audiências de Cinema
, Grupo Marktest, 24 Abril 2007
Uma análise por concelho mostra ainda que os concelhos de Lisboa e de Vila Nova de Gaia são os que mais cinéfilos atraem, respectivamente 582 mil e 323 mil.
As duas grandes áreas metropolitanas de Portugal revelam assim dois comportamentos muito diferenciados. Enquanto Lisboa se assume como pólo receptor dos adeptos da sétima arte, já o Porto se coloca em segundo plano, ultrapassado por Gaia e Matosinhos.
A esta realidade não se pode alhear a tendência seguida pelo sector nos últimos anos, com forte investimento na oferta em grandes complexos de cinema situados nos grandes centros comerciais. Na região do Grande Porto, estas superfícies têm-se localizado sobretudo nos seus concelhos limítrofes.
A análise dos dois mapas permite assim verificar que, do total de residentes na Grande Lisboa que afirmam costumar ir ao cinema, 64.8% vai a cinemas situados no concelho de Lisboa. Cascais e Oeiras aparecem na segunda e terceira posição, com 14.7% e 14.4%, respectivamente e, em quarto, Almada, com 8.6%.
Na região do Grande Porto, é Vila Nova de Gaia o concelho que mais cinéfilos atrai, 56.6% dos residentes na região que afirmam costumar ir ao cinema. Matosinhos capta 31.2% dos cinéfilos do Grande Porto e o concelho do Porto, 15.0%, um pouco mais que Gondomar (12.4%) e Maia (11.3%)
O Bareme Cinema estuda o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. A amostra deste estudo é distribuída em 4 vagas trimestrais de 6.006 entrevistas cada, totalizando 24024 entrevistas por cada 4 trimestres agrupados. O método de recolha é a entrevista telefónica assistida por computador - CATI. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário