domingo, 29 de setembro de 2013

ENGENHO UBURANA

Casa Grande do Engenho Uburana-C Mirim

.
.
.
.
PARTE I ..............................................................................................

photo
.
.
.
FOTO DE AUTORIA DE

.
FONTE : .............................. .....
FONTE da foto acima +

FONTE da foto acima = http://mensageiradaalegria.blogspot.com.br/2011/08/ceara-mirim153-anos-de-historia-e.html....................................................................................................................................................

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CEARÁ-MIRIM em trabalho de MESTRADO.

http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3959

FRASE

. Parece que o meu pensamento não é solitário...

DEPOIS DE ESCUTAR QUE O HOMEM NÃO DEVE GUARDAR NADA PORQUE TUDO É APEGO MATERIAL, ESCUTO UMA FRASE QUE PROCURA SALVAR A HISTÓRIA E OS FATOS HISTÓRICOS....

"No século XXI, o povo que não contar sua história, nem colher sua memória, corre o risco de desaparecer"
(Jean Claude Carriere - escritor francês)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ENGENHO NASCENÇA preservado por ROBERTO VARELA .

FONTE: 100% do texto acima é de autoria de Francisco ( o BARÃO )


NO ANO DE 2012 O BARÃO DE CEARÁ-MIRIM ESTÁ COMPLETANDO 210 ANOS EM 25 DE DEZEMBRO DE 2012.. ESTA MATÉRIA MOSTRARÁ O BARÃO NO ENGENHO NASCENÇA QUE PERTENCE AOS SEUS TETRANETOS.. 


CONFIRA AS MELHORES DO BARÃO NO ENGENHO NASCENÇA SOB A LENTE DE BEATRIZ SOUZA DA CIA BARÃO ALL..




   CARRUAGENS DO BARÃO DE CEARÁ-MIRIM
  

    

O BARÃO NO JARDIM DO ENGENHO NASCENÇA

  

BARÃO NO OLHEIRO NASCENÇA - NO SÉCULO XVII ERA MORADIA DOS ÍNDIOS JANDUÍS ESSA TRIBO É DOS DESCENDENTE DO ÍNDIO POTY - FELIPE CAMARÃO.






O ENGENHO NASCENÇA FOI CONSTRUÍDO NO SÉCULO XIX, POR HERMÍNIO LEOPOLDINO CAVALCANTI.









EM 1967 O MEU TRINETO DOUTOR ROBERTO VARELA EX PREFEITO DA CIDADE DE CEARÁ-MIRIM, COMPROU A PROPRIEDADE ONDE FEZ MONTOU UM ACERVO PARTICULAR PRESERVANDO A TRADIÇÃO DO VALE VERDE..


MEU QUADRO FOI PINTADO AOS 1866 ESTÁ INTEIRAMENTE PRESERVADO 










AGRADECIMENTOS

SHEILA VARELA - MINHA TETRA NETA
EDUARDO GASPAR - MARIDO DE SHEILA
BEATRIZ SOUZA - FOTOGRAFA  
FRANCISCO DOS NAVEGANTES - SECRETÁRIO DE AGRICULTURA 
SECRETARIA DE TURISMO

BARÃO  DE CEARÁ-MIRIM  210 ANOS DE HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO.. 

FONTE: 100% do texto acima é de autoria de Francisco ( o BARÃO )

TREM

CEARÁ-MIRIM e seus marcos...

Biblioteca ENG 1) Casa grande do engenho Guapore

 ENG 2) A casa Grande e a Capela do Engenho Cruzeiro 

ENG 3) Casa Grande do Barão de Ceará-Mirim >>>>>>>>Colégio Santa Águeda (antigo)

 ENG 4) Engenho Carnaubal

 ENG 5) Engenho Verde Nasce

 ENG 6) Engenho Diamante

 ENG 7) Engenho Capela

 ENG 2.1) Engenho Cruzeiro

 ENG 8 ) Engenho São Francisco

 ENG 8 ) Engenho São Leopoldo >>>>>>>

Igreja Matriz >>>>>>>

Mercado Municipal

 ENG Mucuripe ENG Nascença

 ENG Ruínas do Engenho Oiteiro

 Santa Cruz

 Sobrado das Correias

 Solar dos Antunes

 Usina Ilha Bela

ENGENHO

Preparo de Cana -- Mesa Alimentadora

EMPREENDEDOR

CALDO DE CANA .

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PE DE MOLEQUE

ACUCAR MASCAVO

ENGENHO ..

ENGENHOS

ENGENHOS DE PE

ENGENHO ...

ENGENHO da fotografia vai virar FILME

Igaporã: festa junina é comemorada no dia de São Pedro

FONTE = www.jfparanagua.com.br


Homem-aranha: pintura de Alex e Elenilton
Homem-aranha: pintura de Alex e Elenilton
Desta vez o destino foi o município de Igaporã, Região Sudeste da Bahia, distante de Salvador 802 Km. Por conta do intenso tráfego de veículos pesados na rodovia BR-116, entre os trechos Feira de Santana/Vitória da Conquista, o percurso torna-se longo, cansativo e muito perigoso. Uma boa opção é encurtar o trajeto passando por Maracás. Além de diminuir a distância, a excelente malha rodoviária oferece mais tranqüilidade na viagem.
Logo após o Carnaval estive em Igaporã, acompanhando a equipe da arqueóloga Leila Almeida, durante os trabalhos de levantamento e resgate de maquinários artesanais antigos, cerâmicas, forno, telhas, dentre outras peças, existentes na área da Lagoa da Torta. No local, a Embasa está construindo uma barragem visando aumentar a oferta do abastecimento de água para a população.
Moenda de cana de açucar
Moenda de cana de açucar
Como de hábito fiz um giro pelas ruas da cidade à caça de intervenções urbanas dos artistas locais e pontos turísticos. Talvez pela proibição, não identifiquei nenhuma inscrição nos muros da cidade. Apenas um “picho” numa área afastada do centro e pinturas com spray no interior de uma lan house de autoria de Alex e Elenilton, residentes em Guanambi. De passagem por Caetité encontrei um bomb autorizado, assinado por Cerpa.
Grafite autorizado em Caetité
Grafite autorizado em Caetité
Igaporã e sua história
Longa disputa judicial marcou a emancipação deste município de Caetité. Por força da Lei 2308 de 1º de setembro de 1960, restaurou-se a independência de Igaporã. A data oficial é comemorada em 1º de setembro, por força da Lei nº 01/1985 de autoria do então vereador Lucílio Fagundes Neves.
Igaporã em tupi-guarani significa “Água Bela”. O município está encostado na Chapada Diamantina, tem limítrofes com os municípios de Macaúbas, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Tanque Novo, Caetité, Matina e Riacho de Santana. Sua economia é basicamente da produção agrícola, uma cultura de subsistência onde o produtor planta de tudo.
Pontos turísticos
Diferente de outras cidades, a festa junina é comemorada no São Pedro, entre os dias 27 a 29 de junho na Praça do Forró. Pessoas de várias regiões do Estado prestigiam o evento considerado uma das maiores manifestações da cidade. Destacam-se a escultura de Cristo no ponto mais alto da cidade, o Centro de Cultura, a casa grande da Praça da Igreja, a Igreja da Matriz, construção de 1871, além das casas antigas. Outro destaque histórico é a casa de pedra da Fazenda Santo Antonio construída pelo Fidalgo Bernardo Brito, que segundo relatos deu origem ao município.
Igreja da Matriz
Igreja da Matriz
Casa de pedra e artesanato
Um encontro casual em uma lanchonete com o jovem Adailton Silva Prates, filho de Igaporã e amigo do fazendeiro proprietário da antiga residência garantiu o acesso as dependências do imóvel. A primeira vista a fachada dá a impressão de ser uma fortaleza medieval. Várias pedras superpostas formam um extraordinário mosaico. Outro aspecto são as enormes janelas e a porta principal de madeira maciça. Já as paredes laterais e no fundo foram usados blocos retangulares de argila.
Casa de Pedra Fazenda Santo Antonio
Casa de Pedra Fazenda Santo Antonio
No interior do imóvel é lastimável o estado em que se encontram as paredes dos cômodos internos (inferior e superior). Os visitantes que passaram por lá, no intuito de registrar a presença (recordo-me que na casa de Romeu e Julieta, em Verona, na Itália, são utilizados canetas e colagens), usaram instrumentos cortantes, gravando nomes, mensagens e símbolos. Provavelmente, em virtude dos atos de vandalismos, o proprietário decidiu suspender a visitação. 

Carlos Teixeira, o titular deste blog e Valda Brito
Carlos Teixeira, o titular deste blog e Valda Brito
Em companhia da professora e diretora de Cultura da secretária municipal de Educação, Valda Fernandes de Brito, visitei os artesãos Carlos Fernandes Teixeira, 88, e Augusta Maria Alves dos Santos, 60. Ambos nasceram em Igaporã. Carlos Teixeira trabalha com miniaturas feitas em madeira e empalhamento de animais. As peças, cada uma mais ricas em detalhes, estão expostas em vários pontos da casa. Nenhuma peça está à venda. Augusta Santos trabalha com cerâmica de barro feita à mão. Ela aprendeu com sua mãe a arte de preparar e moldar potes, vasos, moringas, etc. Ela, no entanto, comercializa as cerâmicas, garantindo a subsistência da família.